A gestão da informação nos negócios está cada vez mais aliada à tecnologia. Ela acompanha as mudanças de mercado e consumo, bem como as informações derivadas deles e de processos internos.

A compilação, quantificação e qualificação de dados em business intelligence e business analytics proporcionam monitoramento exato e útil de dados. Assim, eles servem — com grande confiabilidade — de base para ações do planejamento estratégico e tomada de decisões de gestores.

Continue lendo e conheça as diferenças das aplicações desses dois métodos e como eles atuam em favor do crescimento de empresas. Veja também qual processo encaixa-se melhor em determinada organização.

Método business analytics

Através de dashboards com estatísticas preditivas, a inteligência em análises de negócios utiliza informações — até mesmo correntes — para criação de prognósticos úteis.

A função dos painéis e ferramentas é extrair dados acompanhados em tempo real e criar algoritmos que prevejam mudanças de cenário influentes para a organização. Os insights fornecidos para o todo e para departamentos específicos podem potencializar resultados ou tornar processos mais rentáveis.

Um dos grandes aliados do analytics é o cloud computing, que representa a capacidade de dashboards computarem informações infinitamente disponíveis de forma flexível e ágil.

Método business intelligence

O BI, complementado pelo analytics, extrai as informações de diferentes campos do negócio e fornece a gestores a base para escolha de caminhos a seguir. Atua de forma influente e direta no planejamento estratégico, visando, também, resultados.

Porém, o business intelligence não funciona sem o analytics. Além dele, o BI necessita de outras ferramentas, entre elas, sistema de integração, rede de ligação de dados, cloud computing e repositório de dados.

Diferenças entre as soluções

Diferentemente do BI, o analytics tem menor custo e é mais rapidamente implementado, além de ser uma plataforma flexível e menos dependente de áreas técnicas de softwares e sistemas.

A autonomia para os usuários da análise de negócios também é maior em relação ao BI, mais um fator consequente da não dependência de TI.

Na prática, o BI desenvolve indicadores de desempenho e analisa tendências, entre outras práticas voltadas para a base de decisões. Enquanto isso, o analytics não inclui alicerces de conhecimento para ações e mudanças no planejamento estratégico, mas conduz gestores a isso.

A mineração de dados no analytics revela padrões, comportamentos e demais informações úteis contidas no volume. Seria o que move todo o conjunto do BI, mas atuando de forma mais enxuta e independente.

Escolha do melhor processo

Na verdade, os métodos não estão em diferentes hemisférios e não há como separá-los totalmente como opções distintas. Ambos mensuram dados e, combinados com a tecnologia, são aliados de empresários na busca por eficiência de processos e maximização de resultados.

Mas cada tipo de negócio deve focar no que necessita de acordo com seu tamanho e suas operações. Veja alguns exemplos:

Empresas de grande porte e multinacionais

Para essas gigantes, não há como ficar sem o suporte complexo do business intelligence. São diversas ferramentas e processos, inclusive o analytics.

Tais companhias precisam de muitos dados, sub-plataformas e sistemas avançados e customizados para seus trabalhos, além de profissionais tecnicamente preparados. Além disso, possuem aporte financeiro para o grande investimento que tal solução exige.

Pequenos e médios empreendimentos

Nesses casos, é muito mais fácil, rentável, dinâmico e até mesmo eficiente focar apenas no método de análise de negócios como mais um agente de crescimento.

Os dashboards podem ser operados até por gestores e funcionários sem grande conhecimento de informática, redes e sistemas. Os processos são enxutos, pouco complexos e mais diretos para as pessoas jurídicas menores, e não há necessidade de arcar com tantos custos.

E você, prefere business intelligence ou analytics? Já utiliza algum deles? Conte para a gente nos comentários qual solução atende melhor ao seu negócio

Deixe um comentário