O mercado está cada vez mais acelerado. Clientes praticamente deixaram de buscar as empresas e são elas que agora “correm atrás”. Logo, você vai querer ter as melhores informações, em tempo real, com o objetivo de otimizar o tempo, gerar decisões baseadas em métricas e aumentar a assertividade, certo? O foco é vender mais e, acredite, Big Data marketing é a solução.

Todo potencial do Big Data junto da diversidade de técnicas do marketing, vem proporcionando um novo modelo de trabalho entre equipes de marketing e vendas. Estão totalmente conectadas e em única direção, mas agora com maior controle nas mãos. Mas quais os segredos do Big Data marketing para alavancar as vendas?

Sem métricas não há gestão

Essa afirmativa nunca foi tão levada a sério como no mundo de hoje. É preciso acompanhar os indicadores do seu negócio em tempo real. Com isso a possibilidade de modificar estratégias no meio do caminho, para fechar bem um período de vendas, só tende a aumentar. Com o controle da situação nas mãos as decisões serão mais assertivas. Para isso, é indispensável o uso de dashboards.

Não sabe o que são dashboards? São painéis interativos, usando tabelas e gráficos, com o objetivo de mostrar os números do seu negócio. Com  a ajuda dessa ferramenta os KPI’s podem ser acompanhados em tempo real.

Mas lembre-se: os dashboards não podem ser complexos, com diversas informações inúteis. É preciso identificar os itens realmente importantes para seu processo de vendas. E sempre deve estar em paralelo com as metas e objetivos da companhia. 

Aí você se pergunta: “mas onde a minha equipe vai conseguir novos indicadores para ajudar nesse processo”? A gente responde: é aqui que entra o Big Data.

Conheça o seu cliente

Há muito tempo fala-se em conhecer o cliente, mas nunca houve tanta facilidade em conhecê-lo como hoje. O Big Data marketing, através de seus processos de identificação e segmentação, pode gerar uma quantidade de dados muito grande. Esses dados podem ser úteis na construção de novos indicadores para o negócio, gerando métricas indispensáveis para as vendas.

Entender coisas como o ticket médio por perfil de cliente e épocas de maior consumo e atração por determinado tipo de produto pode enriquecer o processo de vendas. Direcione a sua equipe e ela terá fechará mais negócios!

Big Data marketing gerando mais informação

Falamos em ter bons indicadores nas mãos e em conhecer os seus clientes, mas de onde vêm esses dados? A evolução da internet trouxe inúmeras possibilidades. Pensar em automatizar atividades de vendas é um bom exemplo, certo? E que tal trabalhar as recomendações? É uma maneira importante de conhecer o cliente, acompanhar o processo de vendas e alavancá-las.

Quanto mais você coloca essas dinâmicas em prática, mais ricos são os seus indicadores. Com o uso constante dessa metodologia de Big Data marketing seu sistema de vendas vai sendo realimentado com informações preciosas dos seus clientes, tornando o seu encontro com eles cada vez mais rápido e objetivo.

Gostou de saber como alavancar as vendas com Big data marketing? Ajude mais empresas a venderem mais compartilhando esse post nas redes sociais!

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