B.I. em nuvem: mais eficiência e menor custo

A chamada Inteligência de Negócios, ou simplesmente B.I. (Business Intelligence) tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente nas empresas que buscam métodos eficientes para organizarem suas informações e processos. Através dela, as empresas podem extrair dados essenciais para tomar decisões melhores, conduzir o desenvolvimento de produtos cada vez mais diferenciados e criar maneiras de se relacionar de forma mais efetiva com seu público-alvo.

Quase sempre essa iniciativa vem apoiada por soluções tecnológicas que garantem agilidade, facilidade e controle sobre as informações em questão. No entanto, uma dificuldade que pode existir na hora de implementar as melhores práticas é justamente saber qual das opções do mercado valem mais a pena para a empresa — ou seja, quais opções oferecem melhor relação custo x benefício.

Neste post, iremos explicar o que é o armazenamento em nuvem e os benefícios de sua utilização para aplicativos e arquivos essenciais da empresa. Também vamos abordar de que modo ele pode ajudar um negócio a crescer por um custo bastante atraente em relação às formas convencionais de armazenamento, que dão menos resultados.

O que é armazenamento em nuvem?

Ao falarmos de armazenamento em nuvem estamos nos referindo a uma forma de guardar e organizar dados digitais da empresa de uma forma mais prática e segura. Com esse processo, não há utilização de HDs físicos, pendrives ou servidores, por exemplo, mas sim um ambiente totalmente virtual, ao qual somente terão acesso pessoas devidamente autorizadas.

Uma grande vantagem disso, além de economizar espaço físico e demandar menores custos com instalações e equipamentos, é que os dados se tornam acessíveis e disponíveis a partir de qualquer lugar em que se tenha conexão com a internet e as informações para acesso (como logins e senhas). Dessa forma, há uma maior agilidade no compartilhamento de informações estratégicas para a condução dos trabalhos, mesmo à distância. Assim, é possível que a empresa economize, por exemplo, com agendamentos de reuniões ou deslocamentos quando for possível trocar informações por esse meio, com cada integrante participando de seu próprio setor.

Vale mesmo a pena?

A entrada no mundo do armazenamento em nuvem pelas empresas oferece inúmeros benefícios além da boa relação custo x benefício.

A primeira vantagem é que ela é escalável conforme as necessidades da empresa, permitindo crescimento sob demanda sem a aquisição de novos aparelhos. Além disso, destaca-se o ponto da reinvenção estratégica, pois, com a nuvem, é possível implementar uma nova forma de gestão, com visualização mais fácil e segura de dados e disponibilidade de informações à distância. Assim, é possível tomar decisões muito mais rápidas e certeiras, conferindo um diferencial competitivo à empresa.

Trabalhar com esse tipo de armazenamento e com a utilização de aplicativos e sistemas que façam uso de informações na nuvem é, portanto, uma excelente forma de economizar, ter maior eficácia na utilização dos dados e garantir segurança mais elevada às operações. Você fica imune a problemas causados a empresas que guardam dados em papel ou HD, como perda, danos ou roubo.

Outro ponto é a integração entre os setores, conectando pessoas e aumentando a colaboração de equipes. Dessa forma, é possível ganhar flexibilidade, realizando trabalhos essenciais em tempo mais hábil e garantindo novas oportunidades de negócio.

O Lemon, funciona 100% em Nuvem, sendo que para uma ferramenta de Business Intelligence, a organização ganha muito na liberdade de acesso, sem perder segurança, assim como todos sabemos que os Business Intelligence convencionais usam muitos recursos físicos de empresa (servidores e pessoas), já o Lemon foi construído para não precisar nem de equipe interna nem de equipamentos dedicados

E então, você já utiliza algum sistema em nuvem em seu negócio? Como tem sido sua experiência? Conte para nós suas dificuldades, compartilhe sua opinião ou mande suas dúvidas pelos comentários!

 

Deixe um comentário