Dashboard de RH

Devido às rápidas mudanças no mercado e a constante busca por melhores resultados, vêm sendo criadas cada vez mais ferramentas para auxiliar na tomada de decisões. Entre elas, o dashboard vem ganhando o espaço que antes era de planilhas e outros métodos manuais de medição de índices. E no RH isso não é diferente!

O dashboard é uma apresentação visual das ações da empresa e seus resultados, mostrando métricas do resultado do empreendimento em um dado momento e permitindo o compartilhamento de informações com grupos específicos.

Essa ferramenta reúne todas as áreas da empresa, mas apresenta as informações de forma segmentada, facilitando sua visualização e interpretação por cada setor. Nosso tema de hoje é a área de gestão de pessoas. Quer saber alguns bons motivos para adotar o dashboard no RH de sua empresa? Confira!

Ajuda na tomada de decisões

Essa ferramenta mostra as informações mais importantes para a empresa com a finalidade de auxiliar na tomada de decisões. No caso do RH, os dados mais buscados são: absenteísmo, clima organizacional, faturamento, investimento em treinamento e admissão e número de colaboradores. Por mostrar os indicadores mais importantes para a empresa no momento, a tomada de decisão se torna mais fácil, uma vez que já é mostrado qual ponto deve ser focado no momento. Apresentando informações em tempo real, a plataforma facilita a vida de gestores e colaboradores!

Organiza as informações

A ferramenta separa os dados por área e por ordem de prioridade, auxiliando na definição de metas, avaliação dos resultados obtidos e a situação da empresa no momento. Possui uma ordem lógica na demonstração de resultados e gráficos para a compreensão ser mais rápida e melhor. Os dashboards são personalizados com os dados que a organização precisa, poupando tempo dos gestores. O mais indicado é que o dashboard não possua abas e barra de rolamento, com o intuito de facilitar a interpretação.

Reduz os custos

A partir do momento em que são avaliados o desempenho dos funcionários de acordo com cada função, o nível de turnover e os gastos relativos a processos de admissão, demissão e treinamento, o RH saberá com mais precisão em quais áreas é necessário realizar treinamento, contratar mais colaboradores ou realizar desligamentos, colaborando também na realocação e promoção de pessoas.

Melhora os resultados do RH

Uma vez identificados problemas e falhas por meio da análise de dados, os gestores de RH vão potencializar seu trabalho, focando suas ações nas áreas mais críticas e realizando as mudanças necessárias para o crescimento do negócio. Em vez de ocupar o tempo dos funcionários com o lançamento manual de dados em planilhas e elaboração de gráficos, o dashboard fornece automaticamente esses resultados, poupando tempo e liberando os colaboradores para outras funções.

Como vimos, o uso do dahsboard no RH contribui para a melhoria dos resultados e melhor alinhamento da estratégia. Com a otimização de tempo e recursos, e a avaliação precisa de dados, os riscos na tomada de decisões diminuem, promovendo melhor apuração de erros e ajustes de metas.

Você conhece ou utiliza de alguma ferramenta que possibilita resultados parecidos ou mais eficazes? Deixe seu comentário nos contando de que forma o dashboard contribui ou pode contribuir para o seu trabalho!

 

Deixe um comentário