Os dashboards partem de dois pressupostos: a centralização das informações melhora o controle da performance e o trabalho visual proporcionado por um design amigável auxilia na cognição e compreensão dos dados. Por isso, os dashboards oferecem, em uma única tela, os principais indicadores de resultado para determinado setor da empresa. E o melhor: tudo isso em tempo real!

Com isso, pretende-se melhorar o processo de tomadas de decisões cotidianamente, incorporando a reflexão a respeito de indicares de desempenho no dia a dia da empresa. Essa nova ferramenta, portanto, oferece constantes insights a respeito de sua empresa, permitindo que seus colaboradores — e você — saibam se algo está no caminho certo ou não.

Há anos o mundo corporativo tem tentado chegar a uma solução que lhes diria, em tempo real, se seu negócio precisava de correções de rumo. Anteriormente, o estrago só era percebido quando já havia feito muitos estragos. Logicamente, os dashboards não eliminam completamente a necessidade de grandes balanços gerais dentro da sua empresa. Afinal, normalmente são limitados a mostrar resumos de KPIs, as principais tendências e comparações entre indicadores.

Mas, afinal, por que adotar um Dashboard para cada setor da empresa?

1. Aumenta a visibilidade da gestão da empresa para cada equipe

Um Dashboard lhe dá grande visibilidade a respeito de cada setor da empresa. Cada equipe saberá exatamente o que está acontecendo em seu dia a dia, e isso, sem dúvidas, permitirá uma melhor gestão.

2. Os dados ganham significado para cada setor da empresa

Os dados são um dos ativos mais valiosos dentro uma organização, mas, fomentá-los, muitas vezes, é demorado e caro. Um Dashboard bem projetado — com os KPIs corretos e específicos para cada setor da empresa — pode dar a cada colaborador a oportunidade de adquirir conhecimentos que os ajudem a realizar o seu trabalho melhor.

3. Cria uma cultura empresarial voltada para a resolução de problemas

Os dashboards poderosos não só comunicam os dados em tempo real, mas eles também oferecem uma visão sobre as possíveis áreas problemáticas dentro de uma equipe, de modo que os stakeholders e os líderes possam lidar com os desafios de forma proativa. Além disso, colaboradores que usam essa ferramenta se sentem habilitados para tomar melhores decisões e lidar com problemas difíceis que possam surgir.

4. Além de tudo, muito tempo é poupado!

Muitos gestores passam inúmeras horas entrando em sistemas de negócios para obter relatórios. Já o Dashboard deixa o principal sempre à mostra: os últimos resultados de cada relatórios, a atualização dos atuais KPIs, os objetivos de curto e longo prazo, etc. Isso garante a economia de horas preciosas a cada mês.

Portanto, vários gestores têm levado muito tempo para criar um plano de negócios perfeito para a sua empresa. No entanto, esse será apenas o primeiro passo para o sucesso; o segundo é ter certeza de que todos os setores estão realizando as expectativas criadas por você em seu plano.

Seu Dashboard pode, muito bem, fazer isso. Ou seja: no seu painel, você pode mostrar automaticamente os objetivos de seu plano de negócios e contrastá-los contra os atuais resultados reais. Com isso, você lida objetivamente com suas metas, em vez de ficar manejando expectativas. 

Ainda tem alguma dúvida a respeito dos dashboards e em como eles ajudam na otimização de resultados? Comente no nosso post!

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