Hoje em dia as empresas vivem uma época altamente competitiva para os negócios e uma realidade totalmente diferenciada nas empresas, que precisam cada vez mais lidar com um grande volume de dados, aprender a organizar suas informações e utilizá-las de forma estratégica para conseguir mais mercado, fidelizar clientes e desenvolver diferenciais perante a concorrência.

A entrada da tecnologia nos cenários organizacionais provocou ainda mais transformações nas relações de negócio, no processo de vendas e relacionamento com os clientes, exigindo importantes adaptações das empresas.

Com isso, os processos têm enfrentado cada vez mais a tendência de serem menos operacionais e mais estratégicos, fazendo com que as companhias busquem formas de continuamente aprimorar seu nível de inteligência de mercado para atingir resultados maiores e mais expressivos. Em outras palavras, passaram a se adaptar a um termo cada vez mais comum em seus negócios: o chamado Business Intelligence.

A seguir, explicamos melhor o que isto significa e ajudamos você a entender como trabalhar este conceito pode ajudar a otimizar resultados em seus negócios:

Afinal, o que é Business Intelligence? Quais as vantagens que traz?

O conceito de Business Intelligence está relacionado ao trabalho de fazer análises com base em informações e dados coletados e utilizar estrategicamente estes preceitos como guia para a tomada de decisões, sendo hoje extremamente importante para as empresas.

É por meio desta mentalidade que elas conseguem ajustar melhor seu atendimento, suas ações no mercado, suas estratégias para relacionamento com os consumidores, os produtos e serviços que oferecem, os diferenciais perante a concorrência e assim por diante.

Dentre os principais benefícios está a organização efetiva de dados (que permite consultas mais rápidas, cruzamento de informações para não ocorrer desencontros ou prejuízos advindos de má comunicação entre as partes), aumento da disponibilidade da informação que realmente é útil a determinado setor ou aos gestores, acessibilidade, otimização e facilidade de análises e geração de estratégias.

Como posso ajudar a trazer esta realidade para a minha empresa?

Para fazer o conceito de Business Intelligence funcionar em sua empresa, você precisa mais do que conhecimento a respeito do problema, mas também de apoio para gestão de mudanças, aperfeiçoamento de técnicas e processos na gestão e inclusão de ferramentas integradas na rotina da empresa.

Apoio da tecnologia

Implementando, por exemplo, sistemas com dashboards de monitoramento, que ajudem na coleta, análise, visualização dos dados e apresentação de resultados em tempo real (aproveite para conhecer nossas soluções: www.lemonapp.com.br), é possível facilitar o acompanhamento dos gestores de tudo o que acontece no negócio e a intervenção estratégica para alavancar retorno.

Soluções simples, com ótima relação custo x benefício

O ideal é buscar uma solução simples de mexer e de ver as informações, para facilitar a tomada rápida de decisões, e procurar boa relação custo x benefício, com dashboards otimizados, para tornar o trabalho de geração de inteligência competitiva e de negócios muito mais certeiro.

Além disto, o fato de dashboards centralizarem todas as informações de um sistema em um só local torna o trabalho descomplicado e o fluxo de gestão mais intuitivo, evitando que as informações se percam e apoiando realmente a tomada de decisões.

E então, gostou de saber mais sobre o que é B.I? Que tal curtir nossa página no Facebook?

Deixe um comentário